Counter-Strike: Global Offensive é uma releitura de “CS: Source”, com gráficos melhorados e novos mapas, mas preservando tudo o que funcionou no passado, como os mapas clássicosDust e Aztec. O game estará disponível com versões para PC, Mac, PlayStation 3 e Xbox 360. O lançamento oficial da versão final do game está previsto para o início de 2012, embora a Valve ainda não tenha anunciado uma data específica.
Inicialmente planejada para ter começado em Outubro, a beta sofreu um atraso quando jogadores profissionais do primeiro Counter-Strike apontaram falhas sérias que, na opinião deles, precisavam ser corrigidas antes de liberá-lo ao grande público.
A beta será apenas para a versão PC do jogo, com os mapas Dust e Dust2. Por volta de dez mil jogadores participarão através de convites distribuídos pela empresa, mas esse número deverá aumentar durante a beta, enquanto os desenvolvedores fazem testes para medir a infraestrutura do servidor.
A Valve iniciou no dia 30 de Novembro os testes de “stress” da nova edição de Counter-Strike. Quem possui uma chave para o Closed Beta já pode entrar nos servidores em busca de uma partida de Counter-Strike: Global Offensive.
Os testes são limitados e contam com poucas armas, itens, modalidades e funcionalidades de jogo. A Valve pede para que os envolvidos no Beta participem ativamente dos testes e reportem quaisquer erros ou problemas evidenciados durante o período.
O Beta de Counter Strike: Global Offensive tem referências a Hλlf-life. Enquanto um anúncio oficial de um terceiro Half-Life não vem, a Valve continua a provocar os fãs com mensagens cifradas. A mais nova leva de indícios vem da versão Beta de Counter-Strike: Global Offensive, que já está disponível e contém uma série de referências a um dos melhores FPS da história.
Apesar de concorrer com outras renomadas franquias do gênero como Call of Duty e Battlefield, o game Counter-Strike tem seu público cativo e parece ser o tipo de jogo que nunca estará fora de moda!